domingo, 8 de abril de 2012

Plano de aula EMPEF’’Alto Santa Joana’

Plano de aula EMPEF’’Alto Santa Joana’

Público 4º e 5º ano

Tema

Produção, leitura e analise e reflexão da leitura

Apropriação do aluno

• Análise crítica das informações;

• Interpretação das fábulas com observação a relação de valores morais inseridos nessas obras literárias.

Conhecimentos

• Saber que a linguagem escrita tem o poder de propagar idéias e valores através da escrita e leitura.

• Saber que é por meio da criatividade humana que um texto amplamente conhecido pode sofrer alterações e ganhar novo enredo.

Metodologia

- Utilização do laboratório de informática;
- Aula interativa em grupos em sala de aula e no laboratório de informática;

AVALIAÇÃO

Participação, produção e apresentação do trabalho do aluno.



ATIVIDADE 1

Apresentação aos estudantes a fábula A CIGARRA E A FORMIGA:

Cada aluno terá em mãos uma copia da história, onde faremos a leitura.

ATIVIDADE 2
No laboratório de informática os alunos devem inicialmente acessar o site:


http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm


O vídeo é uma versão animada da fábula “A Cigarra e a Formiga" que pode ser utilizado para promover uma discussão sobre valores morais com os alunos.

Registrar todos os apontamentos dos alunos. Observando os comentários dos estudantes. Podendo fazer um a pesquisa sobre o significado de valores morais. Para fazer uma lista de característica das personagens.

ATIVIDADE 3


Ainda no laboratório de informática, os alunos ouvirá em áudio  uma nova versão para a fábula "A Cigarra e a Formiga". Nesta versão a cigarra transforma-se em uma cantora famosa e a moral da história está em uma relação equilibrada entre trabalho e lazer na vida de cada indivíduo. Os alunos devem retomar a lista de características para as personagens Cigarra e Formiga desenvolvida na atividade 1 e promover as alterações necessárias.
Retornando à sala de aula  promover uma discussão sobre a versão abordada na mídia questionando aos estudantes sobre os pontos que concordam em cada versão da fábula apresentada .

ATIVIDADE 4


Em sala de aula os alunos devem elaborar, em pequenos grupos, a própria versão para a fábula. A criatividade deve partir de cada grupo onde será orientado aos alunos para que não façam cópias, pois a atividade consiste em reescrever a fábula, com novo olhar.





ATIVIDADE 5

Cada  grupo postará sua nova versão da história no bloger criado para trabalhos realizado na escola .



Grupo- Gilza Candido da Silva Littig

              Angela Marina Fiorotti Quintino


Nenhum comentário:

Postar um comentário